O Clube dos 13 anunciou nesta sexta-feira, em evento em sua sede oficial, em São Paulo, a Rede TV como vencedora do processo de licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro válido para o triênio 2012-2014.
A emissora ofereceu R$ 516 milhões por ano, totalizando R$ 1,548 bi por três anos.
Das três redes de televisão inicialmente interessadas no processo, a emissora paulista foi a única "sobrevivente".
A Globo anunciou que negociaria de forma separada com os clubes, enquanto a Record, minutos antes do evento desta sexta, alegou "jogo de cartas marcadas" e deixou de apresentar sua proposta.
A vitória da Rede TV! não significa, no entanto, que ela transmitirá o Brasileiro. Dez clubes (Grêmio, Coritiba, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Cruzeiro) romperam com o Clube dos 13 e afirmaram que negociariam independentemente os direitos de transmissão, abrindo um período de incertezas sem prazo para acabar - a agremiação do Parque São Jorge, inclusive, se desfiliou da entidade.
Seguindo o processo de licitação do Clube dos 13, os envelopes dos direitos TV fechada e pay-per-view serão abertos no dia 23 de março. Os de internet e celular, no dia seguinte, também na sede do Clube dos 13.
Entenda a confusão no Clube dos 13:
No ano passado, o Cade entrou em acordo com o Clube dos 13 e proibiu que a Rede Globo, atual detentora, tivesse privilégio de cobrir a maior oferta pelos direitos do Brasileiro.
Para cumprir o pedido, a entidade dos clubes criou uma série de regras para a licitação dos Brasileiros dos próximos três anos anos, mas alguns times ficaram temerosos em perder a parceria com a emissora de maior audiência do Brasil.
O Corinthians, de Andrés Sanchez, foi o primeiro a reclamar do processo e anunciou que iria negociar de forma separada, além de requisitar a saída do Clube dos 13.
Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Grêmio, Coritiba, Santos e Cruzeiro saíram em seguida. Insatisfeita também com o processo, a Globo optou por deixar a licitação e negociar com os times de forma separada.
Nesta sexta-feira, foi a vez de a Record anunciar a desistência em nota oficial emitida momentos antes do anúncio na sede do Clube dos 13.
No documento, a emissora alegou que a concorrência dividiu a entidade e que alguns clubes "indicam que têm acordos pré-acertados com outra emissora".
Assim, avisou que "não aceita participar de um jogo com cartas marcadas".
Com isso, a RedeTV! se tornou a única emissora que restou no processo e foi a vencedora
Nenhum comentário:
Postar um comentário